CLOROSE VARIEGADA DOS CITROS (CVC)
A clorose variegada dos citros (CVC), também conhecida como “amarelinho dos citros” constitui-se numa das principais doenças da citricultura brasileira. Plantas afetadas produzem frutos de tamanho reduzido, duros, impróprios para a comercialização para o mercado de frutas frescas.
As cigarrinhas são as principais transmissoras da bactéria (
Xyllela fastidiosa). As folhas apresentam amarelecimento de forma variegada, que se inicia por pequenos pontos em sua face superior. Na face inferior, apresentam pequenas pontuações de cor marrom-claro. Os frutos de ramos afetados tem seu tamanho reduzido, casca dura, com baixo teor de açúcar e maturação precoce, tendo seu comércio inviabilizado tanto para o mercado de frutas frescas como para indústria.
Para o controle da doença recomenda-se a utilização de mudas livres da bactéria, e controle químico das cigarrinhas vetoras da bactéria, manejo, de ervas daninhas com herbicidas nas ruas de plantio e o uso de roçadeiras nas estrelinhas.A manutenção do pomar em boas condições nutricionais, sanitárias e hídricas e o estabelecimento de quebra-ventos, são medidas importantes para se evitar o entrada da doença no pomar.